Subprefeitura do bairro Ermelino Matarazzo realiza a limpeza e o desassoreamento na Bacia do Córrego Mongaguá na confluência com o Córrego do Milho, na altura da Rua Baia dos Pinheiros com Rua Antonio de Castro Lopes.
O trabalho consiste na retira dos materiais depositados no leito do córrego, tais como restos de construções,pneus, madeiras e lixo em geral, sendo que grande parte desses materiais são jogados pela população.
Em baixo da ponte o trabalho é feito manualmente, pois não há acesso para as máquinas poderem trabalhar.
Além dos materiais descartados irregularmente pela população, a erosão das margens provocada pelas águas também contribui para o assoreamento do leito do córrego.Em cinco dias de trabalho foram retirados do leito do córrego 234 toneladas de detritos.
O trabalho é executado utilizando-se uma máquina retroescavadeira e uma Poclan, que retira o material e o deposita ao longo do córrego para que seja transportado, por caminhões, até o local apropriado.
O objetivo do trabalho é aumentar a vazão do córrego facilitando o escoamento das águas, evitando possíveis alagamentos ou enchentes.
A Bacia do Córrego Mongaguá está integrada ao Parque Linear Francisco Menegolo, inaugurado no dia 28 de maio de 2011, com extensão de 2,5 Km², beneficiando 45.000 pessoas moradoras no entorno.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo