A Gestão da Qualidade na melhoria do atendimento ao cidadão teve início no ano de 2007.
A busca pela excelência da gestão pública segue as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.
No biênio 2011/2012 o foco da Gestão da Qualidade foi direcionado para a Praça de Atendimento, seus servidores foram qualificados e treinados para promoverem a excelência no atendimento ao munícipe, bem como foram implantados procedimentos e aperfeiçoadas as rotinas, a fim de se obter a certificação ISO 9001/2008.
A expressão ISO-9001 designa um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de Gestão da Qualidade para organizações públicas ou privadas, qualquer que seja a sua área de atuação ou dimensão.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade, porém, não basta a implantação é necessário que ocorra a validação por certificadora credenciada.
Com a finalidade de certificar a implantação da ISO na Praça de Atendimento da Subprefeitura, foi contratada a Fundação Vanzolini, que uma instituição privada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
A Fundação Vanzolini, atualmente, é a única entidade brasileira integrada à The International Certification Network (IQNet), o que outorga validade internacional às suas certificações, além de ser o primeiro organismo de certificação acreditado pelo INMETRO no Brasil e trazer nas suas ações a excelência técnica da Escola Politécnica e a credibilidade da Universidade de São Paulo.
Após a avaliação da certificadora a Subprefeitura Ermelino Matarazzo recebeu a recomendação para a obtenção da Certificação da ISO 9001.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo