A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Contra Raiva em Cães e Gatos por meio do seu Centro de Controle de Zoonoses e das Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS), no período de 21 de maio a 03 de junho de 2012.
Meta de Vacinação
A meta é imunizar cerca de um milhão de animais, entre cães e gatos. A adesão da população à Campanha de Vacinação Contra Raiva é importante para que a doença permaneça sob controle.
Donos responsáveis devem levar seus animais para serem vacinados, que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.
Raiva: vacinar é prevenir
A raiva é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem. A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.
Nos centros urbanos é muito importante vacinar tanto gatos quanto cães que por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, contrair e transmitir a doença.
Quem deve ser vacinado
A campanha é destinada aos cães e gatos, acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio. A aplicação da vacina é realizada com seringas e agulhas descartáveis. Obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01, a vacinação é gratuita.
Postos de vacinação: locais e datas
Ao todo serão 2.064 postos de vacinação, espalhados pela cidade (logradouros públicos como praças e esquinas de avenidas), que estarão sinalizados com uma faixa indicando o dia da vacinação naquele local, além de outros 17 postos fixos. O horário de vacinação será das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 156.
Recomendações para o dia da vacinação:
– Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
– Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los; crianças não devem levar os animais para vacinar;
– Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
– Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evite fugas ou acidentes;
– Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.
Lembre-se: quem ama cuida
• O dono responsável e consciente cuida da vacinação e vermifugação do seu cão ou gato.
• A guarda responsável compreende dar abrigo confortável, protegido do sol, chuva ou vento, com espaço para deitar e rolar. Os gatos preferem locais altos e aconchegantes.
• A alimentação deve ser à base de rações apropriadas, de acordo com a espécie e idade do animal. A água deve ser mantida à vontade, limpa e fresca.
• Todo dono deve recolher as fezes de seu cão ou gato nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania e obrigatório por lei.
• Castrar é um método eficaz e saudável, que previne crias indesejáveis, diminuindo o abandono.
Locais de vacinação:
Consulte os locais no Site da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo: prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/ermelino_matarazzo/noticias/?p=33034
Fonte: Secretaria da Saúde