O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II –Álcool e Drogas de Ermelino Matarazzo esta funcionando em novo endereço, com capacidade de atender até 300 munícipes por mês.
O novo local, mais amplo e confortável, com salas para atendimento individualizado e sigiloso, banheiros adaptados, sala de espera, área de convivência, dois consultórios, posto de enfermagem, farmácia ,entre outros espaços.
O CAPS é um equipamento pertencente à Secretaria Municipal da Saúde tendo por missão atender adultos e adolescentes dependentes de álcool e drogas.
A equipe multiprofissional é composta de três psicólogas, uma assistente social, um enfermeiro, um terapeuta ocupacional, um médico clinico, dois psiquiatras, quatro auxiliares de enfermagem, dois oficineiros de educação física.
Além do atendimento tradicional é promovido atividades terapêuticas e de inclusão social com adultos e adolescentes. O atendimento também inclui apoio e orientação aos familiares.
Os CAPS seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferece atenção multidisciolinar incluindo tratamento psiquiátrico , psicológico,terapia ocupacional e atividades comunitárias para pessoas dependentes químicos e com transtornos mentais .
Além disso, estes equipamentos compõesm a rede de atenção de saúde mental substitutiva ao modelo asilar e manicomial.
O atendimento psicossocial interdisciplinar desenvolvido com os pacientes visa a reinserção social pelo acesso ao trabalho, escola, lazer, cultura, exercícios dos direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
O CAPS II – Álcool e Drogas de Ermelino Matarazzo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua João Antonio Andrade, nº 804, no Parque Boturussu.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo